O que Operações de Delivery de Sucesso tem em Comum?
A operação diaria dos HUBS de Dark Kitchen, e visitas e observação de operações dentro e fora do Brasil, nos permite tecer algumas considerações, sobre padrões que conseguimos observar em operações de food service de sucesso, e vamos arriscar aqui algumas considerações:
1. Tenha Método
Não importa se você produz Pizza, Sanduíche, ou Biscoitos, o sucesso de sua operação depende de produzir com consistência e qualidade sempre, ou dentro de uma faixa de variação aceitável, e não dá pra chegar nesse patamar sem “Método”. Em outras palavras, é preciso saber como fazer, quando fazer de que forma, e isso tem que ser possível de ser transmitido para uma equipe, por meio de capacitação. Nesse aspecto, formalização dos processos, ficha técnica dos produtos, e constante revisão dos processos são ferramentas indispensáveis.
2. Foco na Apresentação
Experiência de Compra é um termo que tem que ser plenamente compreendido por que trabalha com varejo, seja de calçados, seja de moda, seja delivery de comida. As experiências que seu cliente sente ao se relacionar com sua marca ou empresa, são fundamentais para definir na cabeça do cliente uma possibilidade de recompra. Seu cliente e você experimentam o mundo por meio de seus sentidos, como Visão, Olfato, Tato, Paladar e Audição, partido dessa premissa, quais são os aspectos da experiência de compra do cliente de delivery que você empreendedor controla? A resposta é Todos! Quer um exemplo? A embalagem de seu sanduíche, deve ser interessante e bonita para causar uma boa impressão, no aspecto Visão, além disso, como o alimento está afixado dentro desta embalagem, também é fundamental, pois ninguém gosta de receber um sanduíche dentro da embalagem todo desmontado. Olfato, também é fundamental, comida saborosa começa pelo cheiro. O Tato é estimulado com textura da comida, um exemplo são batatas fritas secas, pão macio. Audição, pode ser estimulada com batatas crocantes, por exemplo. Por fim, o paladar é fundamental, esse não precisamos nem delongar, comida ruim não vende.
3. Delivery é Tempo
Sucesso do Delivery, fundamentalmente depende na agilidade da entrega do pedido. Vale lembrar que a entrega do seu pedido depende de uma cadeia de atividades, que inicia muito antes do pedido acontecer, como por exemplo na eficaz gestão de insumos, para não ocorrer rupturas de insumos impactando no processo de produção. Além disso, o alinhamento da equipe, em relação a importância do tempo, sintetizada por meio de KPIs e metas de produção, devidamente mensuradas, são ferramentas importantes para otimizar o lead time de entrega do pedido de delivery. Ainda nesse aspecto, os algoritmos dos principais aplicativos de delivery, dão um forte enfoque nesse aspecto e costumam classificar os restaurantes utilizando fortemente parâmetros baseados em tempo de entrega.
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