Está pensando em empreeender ramo de alimentação, e está em dúvidas sobre qual modelo de negócio você deve seguir?
Essa é uma dúvida muito comum, e dentre os vários modelos disponíveis, o modelo Dark Kitchen, vem despertando atenção e atraindo muitos empreendedores. Mas será que esse é modelo correto para você?
Para responder a essa pergunta, é importante conhecer as principais vantagens de operar no Modelo “Dark Kitchen”:
a) Redução do “Custo” de Implementação ou Abertura do Negócio:
As “Dark Kitchen” são entregues com a Infraestrutura preparada para o desenvolvimento de atividades de preparação e produção de comida em escala comercial focada em Delivery, ou seja, a infra estrutura atende os requisitos das normas de Vigilância Sanitária e são planejadas com foco na atividade de Delivery, exemplos disto são:
a. Pisos, Paredes e Forros Lisos, Impermeáveis e Laváveis
b. Ralos Lineares
c. Caixas de Gordura Individuais
d. Estrutura Hidro Sanitária preparada e planejada para o volume de efluentes gerados pela produção comercial de alimentos.
e. Iluminação em LED apropriada a área de preparação de alimentos
f. Janelas com Telas Protetivas
g. Coifas e Dutos de Exaustão
h. Janela Passa Prato
i. Robusta Infraestrutura Comum compartilhada como:
1. Vestiários Feminino e Masculino
2. Area de Descanso e Refeições para Colaboradores
3. Comodo especial para Depósito de Lixo
4. Sanitário e Area de apoio para Motoboys.
b) Redução do “Tempo” de Implementação
Uma vez que a infraestrutura já vem pronta, basta trazer os equipamentos específicos de cada operação, e abrir legalmente o estabelecimento, para iniciar a operar, existem casos de parceiros que conseguem operar com uma semana após assinatura do contrato.
c) Redução de Custo Operacional
1. Não ha gastos com Salão de Vendas (Garçons, Limpeza de utensílios de mesa, Lavanderia, Limpeza Salão)
2. Embora bem localizado, não há necessidade de pontos com grande circulação de pessoas, isso significa uma economia no custo do metro quadrado de aluguel.
3. Economia de Escala, com insumos básicos sendo negociados em bloco, exemplo gás.
4. Serviços não essenciais, são realizados pela fornecedor do Espaço, a um custo reduzido em virtude dos serviços serem compartilhados:
a. Limpeza Diária das Áreas em Comum
b. Limpeza Diária da Caixa de Gordura Individual da “Dark Kitchen”
c. Dedetização Mensal das DK e da Area em Comum
d. Higienização Semestral dos reservatórios de Água
e. Laudo de Potabilidade de Água
f. Internet Wifi Compartilhada
d) Foco nas Competências Essenciais da Operação
Uma vez livre de responsabilidades de implementação do negócio e livre de tarefas não essenciais, o empreendedor pode focar em melhorar e otimizar seu negócio, focando suas energias em entregar a melhor experiência possível a seu cliente.
e) Facilidade e Economia na expansão do seu negócio
O empreendedor do modelo de food service focado em delivery, pode replicar o seu case de sucesso, com economia e facilidade, expandindo sua área de atuação onde houver Hubs de “Dark Kitchen” disponíveis, economizando em CAPEX.
Veja também
Dicas de Boas Práticas Sanitárias
Dicas de Boas Práticas Sanitárias Operar conforme as regras é crucial para a preservação da saúde e segurança dos clientes, construindo uma boa reputação e confiança e a minimização de riscos e prejuízo. Algumas das principais normas a serem seguidas incluem: 1. Higiene pessoal: os manipuladores de alimentos devem manter hábitos como lavar as mãos […]
TOP 5 ITENS MAIS VENDIDOS IFOOD 2023
TOP 5 ITENS MAIS VENDIDOS IFOOD 2023 Em 2023, alguns itens conquistaram o paladar brasileiro, refletindo as preferências gastronômicas do país. Conheça os Top 5: 1. Marmitas: As marmitas lideram o ranking, oferecendo praticidade e uma variedade de opções. 2. Hamburgueres: Os hambúrgueres mantêm sua posição como uma escolha clássica e deliciosa 3. Refrigerantes: Acompanhando […]
Tendências do Food Service em 2024
Tendências do Food Service em 2024 O setor de food service no Brasil tem evoluído bastante durante os últimos anos, a projeção atual para o mercado de food service é de crescimento das vendas em 2023 no patamar de 10% à 12% em termos nominais, e de 3% a 4% em termos reais. Para […]